Logo Buscapé
Logo Buscapé

A realidade virtual é uma tecnologia que permite que usuários se sintam dentro de um mundo digital através de visores especiais que possibilitam total imersão. A tecnologia tem várias aplicações práticas, como treinamento de procedimentos médicos, fisioterapia ou ações militares, mas está presente também no entretenimento através de games. Alguns deles especialmente famosos, como Resident Evil Village.

O que é realidade virtual?

Normalmente, quando um mundo digital é criado, o observamos através de uma tela, seja um monitor de PC ou uma tela de TV, com um único ponto de vista que nos permite ver esse mundo, mas não entrar nele. Os visores de realidade virtual possuem duas telas que exibem imagem diferentes para cada olho, de dois pontos separados, para causar a sensação de que o usuário está dentro do mundo virtual.

Jogos de Realidade Virtual permitem entrar em mundos digitais e interagir com eles (Reprodução: Foto de SHVETS production no Pexels)

Os visores em si costumam ser caros. Alguns dos mais famosos são o Oculus Quest, Valve Index e o HTC Vive para PC e o PSVR (PlayStation VR) para o PlayStation 4. Para criar a melhor experiência de imersão possível, os visores precisam de bastante poder gráfico e por isso exigem também computadores com bastante potência. A Sony também já anunciou uma versão do PSVR 2 para o PlayStation 5.

Além do visor em si, o pacote inclui controles que permitem interagir com os objetos nesse mundo virtual, joysticks que representam as mãos dos usuários nos jogos, com gatilhos para simular o movimento de pegar e segurar objetos. No Oculus Quest, Valve Index e HTC Vive o próprio visor detecta a posição dos controles, enquanto o PSVR utiliza a PS Camera.

Jogos de realidade virtual

Após a chegada da realidade virtual demorou um pouco para que produtoras acertassem o estilo de jogo que melhor se adapta para a tecnologia. Alguns dos mais populares são simuladores cômicos que permitem interagir com vários objetos, como Job Simulator, e jogos de terror como Resident Evil 7 e Resident Evil Village, nos quais a imersão se torna um fator extremamente assustador.

No PlayStation 4, especialmente, dois jogos de realidade virtual se destacaram bastante no console. Astro Bot: Rescue Mission é um jogo no qual o usuário ajuda um pequeno robô através de fases. O jogo ficou tão popular que o personagem se tornou a forma de apresentar o PlayStation 5 através da experiência pré-instalada Astro's Playroom. O segundo é Blood & Truth um game que se assemelha a um filme de ação e que utiliza ao máximo os elementos de realidade virtual.

O famoso jogo de exploração espacial No Man's Sky também recebeu uma atualização gratuita para adicionar suporte ao PlayStation VR em seu mundo. O jogo apresenta infinitas galáxias e planetas para explorar, com animais e terrenos gerados aleatoriamente, uma aventura perfeita para jogadores que querem se perder em outro mundo.

Um jogo que também ficou bastante conhecido para o PlayStation VR é Iron Man VR, um game que coloca jogadores dentro da armadura do Homem de Ferro para voar pelos céus e realizar missões equipados com raios repulsores nas mãos.

Alternativas de baixo custo

Além dos visores de realidade virtual mais conhecidos há também alternativas mais baratas para PC e celular, inclusive o Google Cardboard, uma armação de papelão que se acopla ao seu smartphone paracriar um visor de baixo custo.

Estes acessórios são interessantes para ter uma primeira experiência com realidade virtual, porém obviamente não se comparam aos equipamentos mais caros. Normalmente eles funcionam mais como telas em 3D ao enviar imagens diferentes para cada olho, enquanto os visores mais caros criam uma sensação de imersão mais completa, como se o usuário realmente estivesse em outro mundo.

Recomendações

Há algumas recomendações para realidade virtual que ajudam a prevenir acidentes. Primeiro, usuários devem tentar testar os visores em algum ambiente controlado antes de se comprometerem com a compra. Muitos usuários não se adaptam aos visores e sentem sensações de tontura e enjoo ao jogar. Por isso, é preciso analisar se o dispositivo causa desconforto primeiro.

A maioria dos jogos de realidade virtual não exigem movimento, mas jogadores podem perder o equilíbrio ou acertar objetos com suas mãos (Reprodução: Foto de Julia M Cameron no Pexels)

Acidentes com visores e jogos de realidade virtual também acontecem. Como o visor bloqueia a visão do jogador do mundo real, é recomendado ter um pouco de cuidado com os arredores. Se possível, use uma sala espaçosa para diminuir o risco de acertar objetos ou monte um quarto gamer simples com espaço dedicado para a parte virtual.

Leia mais sobreJoga+
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!