Logo Buscapé
Logo Buscapé

O fogão, seja de 4 ou 5 bocas, é um dos eletrodomésticos mais importantes das cozinhas. Para te ajudar a cuidar e manter a vida útil do seu, fizemos esta lista especial com algumas dicas de limpeza, tanto de partes internas quanto do forno, e ensinamos a melhor forma de utilizar a esponja. Trazemos, ainda, hábitos para você nunca ter, e orientações para evitar curto-circuito, choques e até incêndios. Tudo para que você não tenha nenhuma surpresa e continue preparando as melhores receitas em casa. Confira!

Vai trocar de fogão? Veja nossas dicas de como escolher o modelo ideal para sua cozinha

1. Não adie a limpeza: isso aumenta o risco de manchas

Esse tipo de situação é bastante comum, mas deixar a sujeira no fogão por muito tempo não é indicado (Foto: Shutterstock)

A alta temperatura dos fogões pode acabar “cozinhando” e derretendo gorduras e respingos de alimentos, tornando a remoção dessas sujeiras mais difíceis com o tempo. Por isso, a dica é que você limpe o seu fogão sempre que algum alimento cair nele. Termine de preparar sua refeição, deixe o fogão esfriar e já retire essas sujeiras. Usar um desengordurante, como detergente, e um pano já costuma ser o suficiente para essas higienização imediatas e rápidas.

Caso você opte para limpá-lo apenas uma vez por semana, por exemplo, provavelmente precisará ter um tempo maior para tirar essas sujeiras. Você também fará um esforço maior, vai precisar esfregar as bocas e mesa com produtos mais fortes, como removedores pesados, e usar uma esponja. O risco de arranhar seu fogão nesse processo também é maior.

Tem dúvidas sobre como desentupir o fogão? Confira o passo a passo do processo

2. Use a parte macia da esponja para limpar

Os cooktops com mesa de vidro também exigem cuidados especiais de limpeza (Foto: Shutterstock)

Água corrente, sabão neutro e esponja macia formam o kit universal da limpeza básica do fogão, se você quiser evitar riscos e manchas na superfície externa dele. Não utilize esponjas ásperas, e opte sempre pelo lado macio da esponja comum. Esponjas de aço também não são indicadas, já que elas fazem uma limpeza mais agressiva e podem danificar o seu eletrodoméstico.

A dica para mesas de vidro é usar uma esponja umedecida em água morna e deixar a solução ou produto de limpeza agir um pouco antes de começar a esfregar. Para finalizar, use um pano úmido para tirar o sabão e papel toalha, para secar.

Também é recomendado que o aparelho esteja fora da tomada durante o processo, e suas bocas e grades (quando houver) devem ser removidas. Vale lembrar que se você for limpar os botões de controle do gás, o recomendado é que você feche a válvula de gás, para evitar vazamentos.

Veja também o tutorial completo de como limpar a boca do fogão

3. Limpe o seu forno assim que perceber crostas

As grades e parte interna do forno também podem ser limpas com esponja macia (Foto: Shutterstock)

Também é importante evitar o acúmulo de sujeira do seu forno. Mesmo fora do olhar das visitas, esses resíduos e seus odores podem afetar o aroma do alimento que será preparado, além de que a falta de limpeza pode comprometer a vida útil do seu eletrodoméstico.

Alguns fogões têm a função autolimpante, que usam uma temperatura elevada para derreter as gorduras mais difíceis, o que facilita a sua retirada. Lembre-se de esperar o forno esfriar o suficiente para não se queimar durante a limpeza. Use também bons removedores e luvas de proteção adequadas.

Saiba como limpar um forno elétrico também

4. Tenha atenção com a água ao limpar e cozinhar

Use água com cuidado na limpeza do seu fogão (Foto:Shutterstock)

Todo cuidado é pouco na hora de cozinhar. Porém, uma informação que pouco se fala é sobre o risco de curto-circuito, sobretudo nos acendedores automáticos. Para evitar problemas assim, verifique sempre se o fogão está desconectado da tomada ao fazer a limpeza e sempre deixe ele secar bem antes de ligá-lo novamente. Essas medidas também vão evitar choques indesejáveis durante o processo de limpeza.

5. Não deixe o pano de prato próximo ao fogo

Tenha atenção ao usar o pano de prato ao cozinhar ou retirar alimentos do forno (Foto: Shutterstock)

É bem comum utilizar o pano de prato para auxiliar a retirada de panelas de cima do fogão ou de dentro do forno. Algumas pessoas até deixam o pano apoiado na tampa de vidro do fogão para ele secar mais depressa. Essas práticas, no entanto, são perigosas. Se uma ponta do tecido passar próxima a uma labareda, ela queima instantaneamente. O fogo consome muito rápido esse tipo de pano.

Se você que gosta de usar os panos de prato desta maneira, fique muito atento para evitar que o tecido entre em contato com o fogo. A dica de segurança é utilizar pegadores de silicone, ou luvas próprias para manusear panelas e recipientes quentes.

Em busca de um fogão? Veja modelos indicados por nós

Se mesmo com todos os cuidados o seu fogão está precisando mesmo é de uma substituição, é importante considerar a troca por um novo, já que o custo-benefício da manutenção nem sempre vale a pena, dependendo do problema. Veja essa seleção que preparamos com alguns modelos em destaque aqui no nosso site.

Electrolux 52LPV 4 bocas

Se você procura por um fogão de piso com 4 bocas, bom custo-benefício e recursos básicos, esse modelo pode ser uma boa opção! Seus destaques ficam por conta da mesa de vidro temperada, que facilita a limpeza, do acendimento automático e também dos queimadores diferentes para preparos variados no dia a dia. Sobre eficiência energética, este modelo de entrega o Selo Conpet A (ou seja, é o mais eficiente possível).

Consul CFO4VAR 4 bocas

O design desse fogão 4 bocas da Consul também remete ao de um cooktop graças à mesa de cocção em vidro temperado. Essa é a proposta que você procura? Então, aproveite: o modelo CF04VAR ainda tem revestimento interno liso e esmaltado, que ajuda na limpeza, além de bocas com boas potências para cozinhar no dia a dia.  Ah, a eficiência energética desse modelo aqui também é a melhor, viu? O Selo Conpet A garante isso!

Brastemp BFS5PCR 5 bocas

Já para famílias maiores, a opção de um fogão 5 bocas como o Brastemp BFS5PCR é pra lá de interessante. Ele conta com recursos como touch timer, botões removíveis, diferentes queimadores (sendo uma chama especial, a Turbo Chama), além de acendimento autómático e bem prático. O forno tem capacidade de 96 litros e garante preparos simultâneos com facilidade. Vale dar uma olhada!

Economize usando as ferramentas do Buscapé!

Por falar em fogão novo, gostou de um desses modelos que falamos acima? Então, aproveite para ficar de olho no Histórico de Preço do seu favorito e entender quando é o melhor momento para comprá-lo.

Com essa ferramenta do Buscapé dá para saber quanto ele custou nos últimos 40 dias ou 6 meses - assim você entende se o fogão está mais caro ou mais barato por agora. Entenda só como funciona essa funcionalidade no vídeo abaixo:

Leia mais sobreCasa+
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!