Logo Buscapé
Logo Buscapé

Está pensando em comprar um fogão de indução, mas ainda não sabe se vale a pena investir um tanto a mais para ter esse eletrodoméstico aí na sua casa? Para os amantes de tecnologia, este modelo de fogão é a opção ideal, já que reúne eficiência, segurança e beleza em um único eletrodoméstico.

Sabemos que por não ser um modelo tão popular no mercado brasileiro, comprar no escuro e sem mais informações está fora de questão. Pensando nisso, para dar aquela forcinha e esclarecer algumas dúvidas sobre esse tipo de fogão, preparamos um artigo com 7 motivos para comprar um fogão de indução para sua cozinha.

Você sabe como funciona o fogão de indução? Explicamos todos os detalhes sobre eletrodoméstico super tecnológico.

Sem chama e sem trempes, os preparos no fogão de indução são muito mais rápidos e eficientes. (Reprodução: Shutterstock)

1. Cozinhe mais rápido no fogão de indução

Se você não gosta de perder tempo na cozinha, é bom saber que os fogões por indução são mais eficientes e cozinham os alimentos mais rápido que o normal, pois a perda de calor da panela para o ambiente externo é mínima.

Resumindo de forma bem simples, o fogão de indução gera calor por ondas eletromagnéticas que aquecem direta e instantaneamente o fundo da panela, quando em contato com a mesa vitrocerâmica.

Por ter um aproveitamento melhor da energia gerada, este tipo de fogão atinge a potência máxima em poucos minutos, aquecendo a comida em menos tempo que os fogões convencionais.

2. O fogão de indução é bem mais seguro - e não queima a mão!

Para quem tem crianças em casa, o fogão de indução é o número um no quesito segurança. O aparelho possui uma mesa vitrocerâmica cujas bocas esquentam muito pouco e transmitem calor apenas quando em contato com panelas de ferro fundido ou aço inox com fundo triplo, como as da linha Tramontina Solar. E assim que as panelas são retiradas do fogão, ele desliga automaticamente e começa a esfriar.

Além de não produzir chama, evitando queimaduras e acidentes graves, por ser um fogão de indução, o risco de vazamentos de gás é nulo. Mais um ponto para este modelo de fogão.

3. Cooktops de indução são mais econômicos por serem mais eficientes

Observando e comparando os preços, o investimento inicial no fogão de indução pode até ser maior, mas, no longo prazo, o aparelho compensa bastante. Por ter uma potência maior que os fogões convencionais, este eletrodoméstico tem um maior gasto energético — entretanto a comida fica pronta em menos tempo, e o que é melhor: sem gastar gás de cozinha. Vale a pena colocar na ponta do lápis!

Procurando um cooktop para chamar de seu? Conheça 6 opções de fogão de indução da Philco que merecem sua atenção.

4. A temperatura do fogão de indução é precisa e ideal para preparos elaborados

Se você gosta de preparar pratos elaborados e que requerem uma temperatura constante, o fogão de indução é a melhor opção. Como neste modelo de fogão a perda de calor é menor, a temperatura é mais precisa e se mantém estável, dando a você mais controle sobre os preparos dos seus alimentos.

5. O design do fogão de indução deixa a cozinha super moderna

Que o fogão de indução é eficiente e seguro você já sabe. Agora que tal falar da beleza? Os cooktops em geral já proporcionam um visual elegante para qualquer cozinha, mas os fogões de indução possuem um charme único, pois não têm trempes e nem botões removíveis, como o cooktop portátil Philco PCT11P. Suas duas bocas, timer digital e até mesmo os níveis de intensidade são de touch screen.

Ou o cooktop Fischer Indução 4Q 25943-56251 com quatro bocas para lares com até quatro pessoas.

Por esse motivo, eles se misturam facilmente com a marcenaria planejada, trazendo um ar muito mais clean para o ambiente. Para quem sonha em ter uma cozinha moderna e discreta, o aparelho é a escolha ideal sem dúvida alguma.

6. Cooktops de indução são muitos mais fáceis de limpar

Se você acha trabalhoso limpar as grelhas, trempes e botões dos fogões convencionais, é aqui que o fogão de indução vai ganhar seu coração. Como não há fogo, os fogões de indução possuem uma mesa de vidro, bem lisinha. Basta passar um paninho úmido com detergente neutro e pronto!

Os alimentos não grudam, não queimam e o melhor, não entram em cantinhos de difícil acesso, como nos aparelhos mais comuns do mercado. É ou não é um sonho?

Confira os 5 cuidados de limpeza essenciais para aumentar a vida útil do seu fogão!

7. Possui modelos portáteis ou com instalação

E por último, porém não menos importante, caso tenha pouco espaço na sua cozinha para instalar um fogão de indução, você pode optar por um modelo menor como o cooktop Mueller MCI162BG1, de apenas duas 2 bocas. Mesmo pequeno, o eletrodoméstico dá conta do recado e é super prático!

Agora, se seu problema é a instalação do eletrodoméstico na marcenaria, dá para investir em um fogão de indução portátil como o Mono Slim EI 30 94714101, da Tramontina. Com apenas uma boca, ele salva na hora de cozinhar e pode ser guardado até mesmo nas gavetas da cozinha. E se você é do tipo que gosta de cozinhar em suas viagens, este modelo também pode ser transportado de um canto a outro com facilidade.

Procurando mais modelos de fogão portátil? Veja 12 modelos de cooktop 2 bocas que valem o investimento.

Como funciona o fogão de indução?

Um fogão de indução utiliza campos eletromagnéticos para gerar calor diretamente na panela, sendo mais rápido, eficiente e seguro, pois apenas a área em contato com a panela que aquece.

O que é preciso para instalar um fogão de indução?

Para instalar um fogão de indução, é necessário ter acesso a uma fonte de energia elétrica adequada, geralmente uma tomada específica com a voltagem correta, e garantir que o espaço seja seguro e esteja de acordo com as especificações do fabricante.

O que gasta mais fogão de indução ou a gás?

Um fogão de indução costuma ser mais eficiente em termos de energia do que um fogão a gás, pois converte mais diretamente a energia elétrica em calor, reduzindo as perdas de energia associadas à combustão do gás.

Qual a diferença do fogão elétrico para o fogão de indução?

A principal diferença entre um fogão elétrico e um fogão de indução é que o fogão elétrico aquece através de resistências elétricas, enquanto o fogão de indução utiliza campos eletromagnéticos para aquecer diretamente a panela, proporcionando um aquecimento mais rápido e eficiente.

Compre seu fogão de indução com as facilidades das ferramentas do Buscapé

Agora que você já sabe tudo sobre os fogões de indução, só falta ficar de olho no Buscapé para garantir o seu pelo menor valor, não é mesmo? Na página do produto desejado aqui no Buscapé você encontra o Histórico de Preços, uma ferramenta que te ajuda a monitorar os valores do seu produto desejado nos últimos seis meses.

E o melhor, ainda dá para criar Alertas de Preços para ser avisado quando o produto atingir o valor desejado. Você recebe a notificação no seu WhatsApp e no seu e-mail, para não perder a oportunidade de comprar com o menor preço e na hora certa. Muito bom, não é? Dá uma olhadinha no vídeo para ver o passo a passo:

Antes de ir, não deixe de checar nossa lista com as 10 melhores opções de fogão de indução para comprar no ano!

Leia mais sobreCasa+
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!