Logo Buscapé
Logo Buscapé

O Android 14 tem lançamento esperado ainda em 2023. Mesmo com nem todos os smartphones tendo acesso ao Android 13, a nova atualização do sistema operacional do Google já conta com rumores sobre novos recursos.

O sistema operacional Android pode ser encontrado em celulares como Xiaomi, Motorola e Samsung, sendo assim muito popular entre os usuários. Por isso, não deixe de conferir nosso artigo para saber o que esperar do Android 14!

Quer ver mais sobre celulares? Então confira nossas listas de melhores celulares 2023, celulares custo-benefício e celulares pequenos! Além de indicações dos melhores celulares Xiaomi e celulares Samsung.

Android 14: quando vai lançar?

Sem previsão exata, é possível especular a data de lançamento do Android 14 (Imagem: Shutterstock)

Como mencionado anteriormente, nem todos os smartphones Android já têm acesso ao Android 13. Mesmo assim, a Google não para de desenvolver atualizações para seu sistema operacional. O projeto do Android 14 está sendo chamado também de "bolo invertido", mais um com nome de sobremesa, seguindo a tradição dos nomes sistema.

A previsão de lançamento do Android 14 é para o segundo semestre de 2023, baseado na frequência de atualizações anteriores, mas ainda não há uma data certa divulgada pela Google.

Pela tradição, a versão beta deve ser anunciada em maio no Google I/O e a versão estável definitiva do Android 14 deve sair em agosto ou outubro, coincidindo com a chegada de uma nova geração do Pixel, celular da Google. Depois disso, no correr dos meses a atualização deve ir ficando disponível aos poucos nos celulares, de acordo com cada fabricante.

Qual a última versão do Android?

O Android 13 foi lançado em 2022 e já trouxe um bocado de novos recursos (Imagem: Shutterstock)

Antes do Android 14, o Android 13, ou "tiramisu", foi anunciado oficialmente no Google I/O 2022. A atualização foi sendo implementada aos poucos nos aparelhos com sistema Android, então ainda hoje há aqueles que ainda não foram atualizados.

Essa versão trouxe recursos como incremento ao Modo convidado, permitindo que se selecione os aplicativos disponíveis ao convidado; uma função que permite o esvaziamento automático da área de transferência; expansão do painel de privacidade; Quick Tap para a lanterna; novidades na estéticas do sistema, entre outros recursos.

Saiba mais sobre o Android 13!

Quais serão as novidades do Android 14?

Os boatos apontam para alguns novos recursos, então veja o que esperar do Android 14 e quais atualizações são as mais desejadas.

Fim do Android Beam

O Android Beam é um recurso que permite a conexão rápida e o compartilhamento de dados com aparelhos próximos. Ele deve ser descontinuado no Android 14 e substituído pelo Compartilhamento nas proximidades.

Essa nova função não é muito diferente do Android Beam, não causando prejuízo a grande parte dos usuários. O Compartilhamento de proximidades precisa do Google Mobile Services (GMS), enquanto o Beam é do AOSP, Porjeto de Código Aberto do Android. Assim, retirando o AOSP, os fabricantes sem licenciamento para o GMS não terão mais acesso ao recurso.

Conexão via satélite

Mencionada pelo vice-presidente sênior do Google, Hiroshi Lockheimer, em setembro de 2022, a conexão via satélite permitirá que alguns smartphones se comuniquem mesmo sem sinal da operadora ou conexão Wi-Fi.

Numa postagem no Twitter, Lockheimer afirmou que a Google está "projetando para satélites". Mais detalhes não foram dados, como quais aparelhos serão compatíveis, como se dará o funcionamento do recurso, regiões em que estará disponível, etc.

Assim, mesmo sendo uma das novidades mais esperadas, a conexão via satélite segue mais próxima de um rumor do que uma certeza.

Leia também:

Maior privacidade

É esperado que a Google ofereça novas opções de privacidade para proteção de dados no Android 14. Essa espera é alimentada pelo anúncio feito pela empresa de que está trabalhando no Privacy Sandbox.

O projeto busca criar tecnologias para possibilitar uma experiência de uso de aplicativos mais segura. Assim, funções como bloqueio de rastreamento de atividade devem ser incluídas.

Além disso, também é esperado que a Google traga suporte obrigatório para a credencial de identidade HAL (Hardware Abstraction Layer) com o Android 14. O recurso tornaria o processo de autenticação em serviços e sites mais seguro ao usar uma camada de autenticação baseada em hardware, que armazenaria e protegeria a segurança dos dados do usuário. Ela também permitiria ao usuário fazer login em serviços e aplicativos sem precisar guardar diversas senhas.

Atualizações no Material You

Lançado no Android 12, o Material You inovou a identidade visual do sistema operacional. Foram incluídas mais animações, efeitos, cores, mudou-se a aparência de aplicações nativas e foi trazida uma apresentação mais moderna e bonita para o Android. Assim, se esperam algumas mudanças pequenas no Material You, para tornar a atualização 14 mais marcante visualmente.

A expectativa é que o motor de temas, que extrai uma cor predominante para personalizar o sistema e é chamado de Monet, seja melhorado, com suporte para mais aplicativos, com isso, a aparência dos apps seria mais uniforme e de acordo com o perfil dos usuários, por exemplo. Também se esperam novas fontes e novos relógios para a tela de bloqueio. Lembrando que são expectativas, não mudanças anunciadas.

Veja também:

Mudança na autoridade de certificação

Segundo o editor-chefe da Esper.io, Mishaal Rahman, a Google está trabalhando num recurso para enviar uma atualização diretamente pelo Google Play Services, criando um novo certificado no dispositivo.

Alguns aplicativos podem usar certificados próprios para realizarem as conexões da Internet. A autoridade de certificação confirma a identidade entre dois pontos. Atualmente, o Android atualiza a autoridade de certificação apenas quando o sistema operacional é atualizado.

Celulares mais antigos poderão ser utilizados para navegação online com o recurso (Imagem: Shutterstock)

Assim, se o smartphone usa esse SO e a fabricante anunciou suporte de apenas três versões, em algum momento você ficará impossibilitado de acessar a internet, pois os servidores não validaram a identidade.

Com a atualização esperada, celulares mais antigos ou de entrada devem ter uma vida útil mais longa, tendo certificados renovados.

Lembrando que os recursos que de fato estarão no Android 14 ainda serão anunciados, esse artigo buscou te ajudar a ter uma noção do que esperar da nova atualização do sistema operacional. Para mais conteúdo relacionado ao Android, veja nossas listas de celulares Xiaomi 5G e celulares Realme! Também conheça o recurso de NFC e smartphones com essa opção.

Não deixe de conferir a ferramenta de Alerta e Histórico de Preço do Buscapé! Com ela você não perde as melhores promoções e os preços mais baixos dos produtos que deseja comprar.

Leia mais sobreCelular+
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!

Publicidade