Carregadores de celular sem fio: vale a pena comprar?
Com o lançamento do iPhone X , em 2017, os carregadores sem fio vieram à tona mesmo já sendo comuns em celulares Android . Já há uma quantidade considerável de produtos disponíveis no mercado, mas a tecnologia ainda é desconhecida para muitos. Por isso, se você está interessado em comprar um e tem alguma dúvida, chega mais que o Buscapé explica tudo direitinho! Lei
Com o lançamento do iPhone X, em 2017, os carregadores sem fio vieram à tona mesmo já sendo comuns em celulares Android. Já há uma quantidade considerável de produtos disponíveis no mercado, mas a tecnologia ainda é desconhecida para muitos. Por isso, se você está interessado em comprar um e tem alguma dúvida, chega mais que o Buscapé explica tudo direitinho!
Leia também: Os Celulares com Melhor Bateria
Como funciona o carregamento sem fio?
Tudo funciona por indução e o celular deve ser preparado para ser carregado dessa maneira, mas não são todos os produtos que possuem essa capacidade. Se o celular possui compatibilidade com o padrão QI ele é apto para o carregamento sem fio.
O carregador sem fio transforma a corrente elétrica em um campo magnético por indução que leva a energia até o celular. Para isso ocorrer é necessário que o telefone esteja bem próximo ao carregador e é por isso que todos eles são uma pequena base onde o celular é apoiado. E pode ficar tranquilo, pois você não toma choque caso encoste a mão ou os dedos.
Apenas os produtos mais recentes e modelos top de linha, consequentemente mais caros, podem ser carregados dessa maneira. A lista inclui vários telefones da Samsung, como o Galaxy Note 9 e a linha Galaxy a partir do Galaxy S8 e todos os telefones da Apple do iPhone 8 em diante.
Quais são as vantagens e desvantagens de um carregador sem fio?
A principal vantagem de um carregador de celular sem fio é justamente não precisar de nenhum cabo, porém não é bem assim... ainda é necessário ligar o carregador na tomada e conectá-lo à base. Depois disso feito isso, é só colocar o celular sobre o dispositivo que o telefone começará a ser carregado.
A maior desvantagem é que há perda de energia no carregamento e por isso é mais demorado do que o carregador tradicional por cabo. Importante: ao comprar o carregador é importante olhar a potência de saída que varia entre 7,5 W e 10 W. Quanto maior a sua potência mais rápido o celular será carregado.
Qual carregador sem fio comprar?
A Apple recomenda o modelo Belkin Buster UP para os seus aparelhos, porém ele é de longe o mais caro atualmente e há outras opções mais baratas. O carregador sem fio Premium AFC Stand da Samsung é uma opção oficial da marca e é bem mais em conta.
Já a fabricante de películas contra quedas Gorila Shield também lançou no mercado o seu carregador sem fio por indução que é o mais barato e, de acordo com as suas especificações, possui suporte para ambos aparelhos da Apple e Samsung.
Se você possui um dinheiro sobrando e deseja mais facilidade para carregar seu aparelho celular adquirir um carregador sem fio é uma boa opção, porém só tenha em mente que o carregamento será mais lento.
Leia também: