Logo Buscapé
Logo Buscapé
Carregando ofertas com cashback...

Uma opção interessante para quem procura um celular básico é o Redmi A3. Este smartphone Xiaomi possui uma ficha técnica interessante para a categoria, além de contar com um design refinado com construção em vidro, algo incomum na categoria.

O Redmi A3 chegou ao mercado em março de 2024 e possui outros destaques, como a tela grande com 90Hz de taxa de atualização, bateria de 5.000mAh e desempenho otimizado pelo recurso RAM Plus.

Confira a seguir tudo sobre o seu design, tela, desempenho, câmeras, bateria e custo-benefício, em nossa análise da ficha técnica do Redmi A3.

Ficha técnica do Redmi A3

  • Tela: 6,7 polegadas; HD+
  • Taxa de atualização: 90Hz
  • Memória RAM: 4GB + 4GB de RAM virtual
  • Armazenamento: 128GB
  • Processador: MediaTek Helio G36
  • Bateria: 5.000mAh
  • Conjunto de câmeras traseiras: 50MP + 0,08MP
  • Câmera frontal: 5MP
  • Conectividade: 4G, Wi-fi, Bluetooth
  • Dimensões: 168,3 x 76,3 x 8,32 mm
  • Peso: 199 gramas
  • Cores: azul, preto e verde
  • Sistema: Android 14
  • Cartão de memória: possui

Módulo circular e traseira de vidro são os destaques do Redmi A3

Ponto alto do Redmi A3, o seu design chama bastante a atenção. Para começar, ele conta com traseira em vidro, algo bem incomum em celulares de entrada. E não para por aí. Sua traseira possui ainda um módulo circular que abriga as câmeras. Ele lembra bastante o módulo do Xiaomi 14 Ultra.

Já na parte da frente, não possui um bom aproveitamento da tela, apesar de ter bordas finas. O que atrapalha é o seu “queixo”, que é um pouco maior que a média e o notch em formato de gota.

O Redmi A3 está disponível nas cores azul, preto e verde.

Redmi A3 tem tela grande de 90Hz

A tela do Redmi A3 é de 6,71 polegadas com resolução HD+ (Foto: Divulgação/Xiaomi)

O celular Redmi A3 apresenta uma tela grande de 6,71 polegadas. Ela usa a tecnologia IPS LCD, que apesar de ser inferior aos de AMOLED, é o que se espera de um smartphone de entrada. No mais, possui 90Hz de taxa de atualização e uma resolução HD+ (1.650 x 720 pixels).

Dessa forma, o Redmi A3 promete entregar imagens de boa qualidade. Vai apresentar boa resolução e transições rápidas das imagens. Mas é bom lembrar que se trata de um modelo de entrada, e não podemos comparar a qualidade com celulares mais avançados.

Já em relação a proteção, o Redmi A3 possui o Gorilla Glass 3, que o defende de choques acidentais e arranhões.

Redmi A3 tem câmeras básicas

O Redmi A3 tem módulo bonito mas câmeras básicas (Foto: Divulgação/Xiaomi)

O Redmi A3 tem um conjunto de câmeras duplo em sua traseira. Mas não dá para empolgar muito neste quesito, já que se trata de um conjunto simples. O sensor principal tem apenas 8MP e atua em conjunto com um sensor auxiliar de 0,08MP.

Porém, ele possui algumas tecnologias interessantes, como o Modo HDR, o modo Retrato e o filmCâmera. Este último, garante grande opção de filtros e recursos ricos à câmera.

Câmera de selfies e gravação de vídeos

A câmera frontal do celular Redmi A3 possui apenas 5MP de resolução. Mas tem como ponto positivo a presença de um anel de luz suave, que o ajuda com as selfies em locais escuros. Já em relação às gravações de vídeo, ele filma em Full HD a 30fps, tanto com a câmera traseira quanto com a frontal.

Recurso RAM Plus otimiza o desempenho do Redmi A3

O Redmi A3 possui recursos RAM Plus de 4GB (Foto: Divulgação/Xiaomi)

O smartphone da Xiaomi, o Redmi A3 apresenta um processador da MediaTek, o Helio G36. Ele é um octa-core, que atinge até 2,2GHz de velocidade. Ajuda no desempenho, os seus 4GB de RAM com mais 4GB de RAM virtual. Esta tecnologia usa parte do armazenamento para turbinar o desempenho.

Já em relação a memória interna, o Redmi A3 possui versões com 64GB ou 128GB. Ela pode ser expandida até 1TB, via cartão microSD. Dessa forma, ele vai apresentar um desempenho interessante, principalmente por se tratar de um modelo de entrada. Além de ter bom espaço interno para os seus arquivos.

Sistema operacional e vida útil

O Redmi A3 sai de fábrica com o Android 14, versão mais recente do sistema operacional do Google. De acordo com a política de atualizações da Xiaomi, ele terá duas atualizações do sistema operacional (até Android 16) e mais três anos de atualizações de segurança.

Bateria de 5.000mAh com carregamento de 10W

O smartphone Redmi A3 possui uma bateria com capacidade de 5.000mAh. Isto representa uma autonomia de pelo menos um dia de uso moderado, que pode ser ainda maior. Já em relação ao carregamento, ele é compatível com adaptadores de até 10W.

Redmi A3: preço e custo-benefício

O Redmi A3 foi lançado em março de 2024, com valores sugeridos de R$999, mas atualmente ele já é encontrado por um preço bem mais baixo, a partir de R$645*. E é possível que este preço ainda possa cair mais um pouco nos próximos meses.

Com este valor atual e seus recursos, como o design arrojado e bonito, a bateria potente e o desempenho aprimorado com recurso RAM Plus, o Redmi A3 possui um bom custo-benefício.

Mas é possível encontrar outras opções no mercado, na mesma faixa de preço, mas com recursos mais avançados. Um exemplo é o Galaxy A05s.

*Alerta de variação de preços. Valores coletados em 27/05/2024.

Carregando comparador...
Leia mais sobre
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!

Carregando artigos...
Publicidade