Age of Empires 4: lançamento, preço e tudo o que sabemos sobre o game
Veja todas as novidades de Age of Empires 4, lançamento, preço, jogabilidade e mais para o aguardado jogo de estratégia
Age of Empires 4, ou "Age of Empires IV", é o mais novo game na clássica série da Microsoft que promete seu um dos melhores jogos de estratégia em tempo real. Desenvolvido pela Relic Entertainment, o game promete trazer uma experiência similar a dos jogos anteriores, mas também com novas ideias.
Age of Empires 4 será lançado em 28 de outubro para PC através do Steam e da Microsoft Store. A pré-venda já está disponível por R$ 199,99, mas assinantes do Xbox Game Pass para PC receberão o game sem custos extras.
Para jogos de estratégia vale a pena investir em um mouse gamer e mouse pad para obter o melhor desempenho, além de um headset para melhor acompanhar a história e diálogos.
- Confira os melhores mouses gamer baratos (veja a lista completa)
- Confira os melhores headsets gamer (veja a lista completa)
- Confira as melhores cadeiras gamer baratas (veja a lista completa)
O que é Age of Empires 4?
A série Age of Empires, originalmente lançada em 1997, é uma das mais icônicas entre os jogos de estratégia. Desde 2005, com Age of Empires 3, não tínhamos um novo capítulo numerado. Neste quarto game, o enredo ficará ainda mais focado na parte histórica.
Os desenvolvedores pretendem investir também na parte educativa do jogo. Haverá cenas que parecem documentários, detalhando fatos históricos relevantes nas áreas onde essas grande batalhas aconteceram.
Qual a história de Age of Empires 4?
A história de Age of Empires IV não será focada em figuras históricas - apesar de elas ainda estarem presentes em certos momentos -, mas em civilizações. O jogador poderá se aventurar em quatro campanhas diferentes que cobrirão 500 anos de história, desde a Idade das Trevas até o Renascimento.
Durante o jogo, sua civilização irá evoluir através dos tempos, por épocas como a Era das Trevas, Era Feudal, Era dos Castelos e Era Imperial. Isso irá mudar sua arquitetura, suas unidades e até mesmo o jeito de falar dos personagens.
Assim como em outros jogos de estratégia, a base de Age of Empires está em controlar suas unidades para extrair recursos, administrá-los e lidar com civilizações inimigas que podem tentar eliminar seu exército e população. Os cenários serão gerados proceduralmente com belas áreas abertas com suporte para gráficos 4K.
Os principais recursos a serem obtidos são: comida, madeira, ouro e pedra. A partir da extração desses itens, o jogador pode criar construções e unidades, erguer cidades e aumentar seu exército com diferentes tipos de soldados e armamentos de acordo com a época.
Figuras históricas, como Joana d'Arc e Gengis Khan, ainda irão aparecer entre seus exércitos de acordo com sua cultura. O poder destas unidades, no entanto, foi um pouco reduzido para equilibrar melhor o jogo em nível competitivo.
Inicialmente o jogo começará com oito civilizações: os ingleses, chineses, mongóis, franceses, o Sultanado de Déli, Califado Abássida, Sacro Império Romano e a Rus. Mais civilizações foram prometidas no futuro, porém não foram dados maiores detalhes.
Cada cultura terá também vantagens e desvantagens sobre as outras. Os Mongóis serão capazes de transformar suas construções em caravanas e migrar, o Sultanado de Déli poderá criar unidades com elefantes, e assim por diante.
Segundo os desenvolvedores, veremos mais atualizações para Age of Empires 4 com o tempo e, pelo histórico da série, é de se esperar que haja expansões significativas lançadas nos próximos anos. Em 2022, o game também promete abrir suporte para mods, modificações criadas por outros usuários.
O jogo conta com multiplayer online para oito pessoas se enfrentarem e houve bastante preocupação em equilibrar as diferentes civilizações para as disputas. Isso deverá criar um cenário competitivo interessante para o futuro, além de ser uma boa diversão com amigos.
Requisitos mínimos
Os capítulos anteriores da série Age of Empires são alguns dos melhores jogos disponíveis para PCs mais fracos, enquanto Age of Empires 4 exige um pouco mais. Será possível jogá-lo em PCs com placa de vídeo integrada a partir da Intel HD Graphics 520.
- Sistema operacional: Windows 10 64bit
- Processador: Intel Core i5-6300U
- Memória: 8 GB de RAM
- Placa de vídeo: Intel HD Graphics 520
- DirectX: 12
- Armazenamento: 50 GB de espaço disponível
Saiba mais sobre os melhores jogos para jogar em seu PC esse ano e se jogos de estratégia não forem seus preferidos, confira também alguns dos melhores RPGs de 2021.