Carregando ofertas com cashback...

Você já ouviu falar no Direito de Arrependimento? Se você já realizou uma compra pela Internet e se arrependeu quase instantaneamente - antes ou depois de receber encomenda -, saber mais sobre esse assunto pode te ajudar. Antes de tudo, a gente já avisa: muitas pessoas passam por esse dilema todos os dias, mas você pode, sim, se arrepender de uma compra online e ter seu dinheiro de volta.

A lei que garante isso se chama Direito de Arrependimento ou Prazo de Reflexão e faz parte do Código de Defesa do Consumidor. É importante saber mais sobre essa lei antes de comprar na Internet, principalmente em eventos com ofertas como a Black Friday 2021. A gente te explica tudo o que você precisa saber sobre esse direito a seguir!

Não esqueça que, em 2021, a Black Friday acontece no dia 26 de novembro. Que tal se organizar e começar a pesquisar os preços dos melhores produtos desde agora, para garantir que você vai aproveitar os melhores descontos na data?

Quer saber tudo sobre a Black Friday 2021? Confira a nossa página com dicas, apostas de desconto e mais

Veja também algumas dicas de Direito do Consumidor para a Black Friday 2021:

O que é Direito de Arrependimento ou Prazo de Reflexão?

O que é Prazo de Reflexão? (Foto: Shutterstock)

O Direito de Arrependimento, também conhecido como Prazo de Reflexão, é um direito que protege o consumidor que faz compras ou contrata serviços fora do estabelecimento comercial. Isto é, por telefone, Internet ou qualquer outra forma à distância.

Esse direito está previsto no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor. Ele garante ao usuário o prazo de até sete dias, contados do dia da compra ou do momento em que recebeu o produto, para a desistência do negócio, não importando o motivo. Esse artigo garante também, a partir da desistência da compra, a devolução de qualquer valor já pago.

Publicidade

O Direito de Arrependimento vale para compras físicas?

O Direito de Arrependimento não tem validade nas compras em lojas físicas (Foto: Shutterstock)

De acordo com o artigo que trata do Direito de Arrependimento, ele só é válido para compras realizadas fora do estabelecimento comercial. Isso se dá porque, como nas compras físicas o consumidor se dirige à empresa, entende-se que ele teve a oportunidade de conhecer o produto ou serviço e refletir antecipadamente sobre a realização da compra.

Sendo assim, a única forma de o consumidor ter o seu dinheiro devolvido, em compras realizadas em estabelecimentos físicos, seria em caso de defeito da mercadoria sem possibilidade de reparo.

Todas as leis de Direito do Consumidor se aplicam na Black Friday (Foto: Shutterstock)

O Direito de Arrependimento e qualquer outra norma do Código de Defesa do Consumidor tem validade sobre todas as relações de consumo. Como a Black Friday é uma relação de consumo, sim, o Direito de Arrependimento vale em todas as compras do evento.

A Black Friday, que é um evento do comércio que ocorre sempre na última sexta-feira do mês de novembro em todo o mundo, é um período de grandes promoções de diferentes produtos e serviços. Nesse evento, como em todos os outros momentos, os fornecedores devem cumprir com as suas obrigações.

Leia também:

Leia mais sobre
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade