Cabelo oleoso: 8 produtos e dicas para controlar a oleosidade capilar
Aprenda a cuidar do seu cabelo oleoso sem sofrimento

Ter o cabelo oleoso pode ser um pesadelo para muitas pessoas. Mas sabia que é possível controlar a oleosidade em excesso? Acredite, você não precisa sofrer com o cabelo oleoso - até porque é saudável que o seu corpo produza óleos naturais. No entanto, se você está procurando a melhor forma de cuidar do cabelo oleoso, veio ao lugar certo!
Reunimos aqui algumas dicas para auxiliar no cuidado com os fios, além de produtos especiais para lidar com a oleosidade. Aqui, você vai aprender o que deixa o cabelo oleoso, os principais cuidados e os mitos que precisam ser desmentidos antes que você estrague seu cabelo. Então, vamos lá!

A primeira coisa que você precisa saber é que, seja o seu cabelo oleoso ou misto, o efeito da sebosidade está além da sua raiz. Existem vários fatores que podem contribuir para isso, desde genéticos, até ambientais e maus hábitos.
Nossa pele e nosso couro cabeludo têm glândulas sebáceas, que são as grandes responsáveis pela produção de óleos naturais do nosso corpo. Esses óleos são importantes para hidratação, proteção contra infecções e até proteção térmica. Então, é saudável que essas glândulas produzam sebo - o problema está no excesso.
Na maioria das vezes, é possível controlar a oleosidade apenas ajustando os cuidados básicos do seu dia a dia. Isso porque o uso incorreto de produtos, o excesso de limpeza e a falta de higienização adequada podem deixar seu cabelo oleoso ainda mais comprometido, assim como sua pele.

Quais são os principais cuidados com o cabelo oleoso?
Agora que você já sabe o que pode deixar seu cabelo oleoso, é hora de se concentrar nos cuidados básicos. Para tirar a oleosidade dos fios, escolha um shampoo apropriado e siga as instruções de lavagem do fabricante. Se você lavar seu cabelo todos os dias, seu corpo vai entender que precisa produzir mais sebo para compensar o óleo natural que você removeu. Com isso, ele vai aumentar a produção e você vai vivenciar o famoso efeito rebote.
Higienize seus fios em dias intercalados ou até a cada dois dias. Você pode usar, com controle, shampoos a seco para ajudar a manejar a situação. Mas lembre-se: nada em excesso é bom. Cuidado também com a temperatura da água. Um dos grandes segredos para evitar o cabelo oleoso é usar água fria. Dessa forma você garante um brilho saudável e fecha as cutículas dos fios, atrasando o aparecimento do excesso de sebo.
Outra dica é não ficar toda hora passando a mão no cabelo. Essa fricção estimula as glândulas sebáceas através do calor. Não vai demorar muito para seu cabelo oleoso ir ganhando o aspecto de sebosidade. Na hora de lavar, friccione a raiz com as pontas dos dedos, sem usar as unhas. Lave apenas a raiz e deixe que o produto lave o comprimento dos fios conforme escorre por eles. Dessa forma você protege suas pontas.
Conheça 5 mitos sobre o cabelo oleoso
Uma estratégia definitiva para cuidar do cabelo oleoso é desmistificar as crendices que surgiram sobre ele ao longo dos anos. Com o avanço da ciência de cosméticos, hoje, sabemos muita coisa que não sabíamos antes sobre pele e cabelo oleosos. Então, separamos aqui alguns dos mitos mais comuns e que você precisa parar de acreditar. Pode ser, inclusive, que alguma dessas coisas esteja piorando a situação dos seus fios.
Cabelo oleoso não precisa de hidratação
Mentira! Todo o tipo de cabelo precisa ser hidratado. Os óleos que produzimos ajudam, sim, nesse processo. Mas, não são suficientes para dar conta de todo o fio. É bem provável que, se seu cabelo não tiver muitas químicas, você só precise hidratar uma vez por semana. Mas a falta de hidratação produz o efeito rebote. Seu cabelo está tão ressecado que seu corpo resolve dar um jeito por entender que o sebo que está produzindo não é suficente para suprir as necessidades do seu corpo. Hidrate seu cabelo oleoso!
Cabelo oleoso não pode receber óleos
Esse é outra afirmação comum de ouvir, mas que é mentira. A nutrição do cabelo é uma etapa importante do cronograma capilar, então, não deixe de usar óleos vegetais nesse processo. Opte pelos mais naturais e que não impactam tanto na estrutura do fio. Talvez o óleo de Argan, por exemplo, não seja o mais indicado. Já o óleo de rícino pode ser uma opção mais leve.
Não se preocupe: quando você lavar com shampoo, o óleo vai sair. Mas, se seu cabelo realmente não se adapta com óleo in natura, existem produtos à base de óleos naturais que podem ajudar. Quanto menos itens da composição, melhor. E, quanto antes eles aparecem na lista, mais presença têm na composição do produto.
Quem tem cabelo oleoso não deve usar condicionador
Mito! O condicionador é indispensável para os cuidados com qualquer tipo de cabelo, o que inclui os oleosos. Ele ajuda a fechar as cutículas e tratar os fios. Enquanto o shampoo limpa, ele recupera. Se você não usar condicionador, sabe o que acontece? Sim, ele mesmo, o efeito rebote: seu cabelo vai começar a ficar ressecado e o resto você já sabe.
Cabelos curtos não ficam oleosos
Não adianta cortar curtinho: o que deixa o cabelo oleoso não é o tamanho, mas sim a forma como você lida com ele. As glândulas sebáceas vão continuar reagindo à forma como são tratadas, seja para o aumento ou a diminuição da produção de sebo. Por muito tempo se acreditou que homens não tinham cabelo oleoso, mas esse é outro mito.
Shampoo anticaspa é o melhor para tratar cabelo oleoso
Pessoas com cabelo oleoso tendem a ter problema com caspas. Isso incomoda e gera muito desconforto. E aí o caminho mais óbvio parece ser o uso diário do shampoo anticaspa. Mas esse é um erro importante e que não deve ser cometido.
O princípio do anticaspa é a limpeza profunda. Ou seja, se você usa mais de uma vez por semana, está submetendo o seu fio a um processo agressivo e que, a longo prazo, vai só aumentar o problema das caspas e do cabelo oleoso. Procure usar esse shampoo uma vez a cada 15 dias e, em casos mais extremos, procure um dermatologista.

Como cuidar do cabelo oleoso?
Agora que você já aprendeu a cuidar do seu cabelo oleoso, é hora de escolher os produtos que vão te ajudar. Nosso time de especialistas separou uma lista completa e cheia de opções. Os produtos são organizados por ordem de qualidade, do menor para o maior. O preço também vai aumentando naturalmente, mas isso não significa que os itens mais baratos são ruins.
Em nossas listas só entram produtos realmente bons e bem avaliados, não só pelo nosso time, mas também pelos usuários desses itens. Fazemos uma curadoria das avalições em sites de compras para que você tenha acesso a uma análise completa e com vários pontos de vista diferentes. Tudo para que a sua escolha seja a mais assertiva possível. Então vamos lá!
Indicado para ser usado 3 vezes por semana, esse shampoo ajuda no controle da oleosidade e limpeza do couro cabeludo. A marca usa uma combinação de ácidos, que ela chama de "complexo antioleosidade". Isso porque a acidez quebra as moléculas de gordura, ajudando na limpeza imediata do fio. Alguns usuários, porém, reclamam que sentiram que o shampoo pesou no cabelo e ressecou as pontas.
Características principais
- Não indicado para uso diário
- Complexo antioleosidade
- Limpeza imediata
- Não indicado para cabelos com tendência a ressecamento
O shampoo seco é para ser usado entre lavagens, quando o cabelo está com aparência de sujo. A ideia é limpar sem lavar e, por isso, ele funciona como um spray. Não deve ser usado em excesso, mas, se corretamente aplicado, não causa danos aos fios. O Eimi Dry Me tem amido de tapioca na fórmula, que aborve e oleosidade do cabelo e devolve o volume, que costuma ser perdido com o sebo em excesso. Porém, alguns usuários sentiram os fios ressercarem com o uso.
Características principais
- Não indicado para uso diário
- Absorve a oleosidade
- Devolve o volume
- Limpeza imediata
- Pode ressercar o cabelo
Um shampoo antioleosidade com função hidratante? Temos! O Puring tem extratos naturais na composição que limpam e tonificam o cabelo. Além da ação antisséptica, ele tem perfil antioxidante, promovendo limpeza imediata e prevenção contra a oleosidade.
Características principais
- Função hidratante
- Composto por extratos naturais
- Toque refrescante
- Limpeza imediata
- Prevenção contra oleosidade
4. Shampoo Antioleosidade e Resíduo 3DMEN
Apesar de se vender como uma opção masculina, esse shampoo da Schwarzkopf pode ser usado por mulheres também. O produto promove limpeza profunda e o que faz a linha ser direcionada para o público masculino é a fragrância. A composição em si conta com escleroproteína, atua na reconstrução do cabelo; pantenol, que hidrata o couro cabeludo; e cafeína, que estimula o crescimento dos fios.
Características principais
- Reconstrução
- Hidratação
- Estímulo de crescimento
- Limpeza profunda
Essa linha hidratante da Lowell aumenta a elasticidade, hidratação e vitalidade dos fios. Além do extrato de mirtilo, a fórmula conta com óleos essenciais que manteigas naturais, complementando a oferta de nutrição do produto. A ideia do kit é de um tratamento completo: começando pela limpeza do shampoo, passando para a nutrição e reconstrução da máscara e finalizando com a hidratação do condicionador.
Características principais
- Ideal para ser usado como kit, e não individualmente
- Hidratação, reconstrução e nutrição
- Limpeza profunda
6. Keune Care Derma Regulate
Com uma extensa lista de composição, que inclui itens não indicados para técnicas de no e low-poo, o diferencial desse shampoo são os igredientes ativos. Os minerais essenciais, combinados com o bio-súlfur, atuam no equilíbrio do couro cabeludo, controlando a oleosidade e regulando a secreção. Já as betaínas limpam os fios, enquanto o extrato de ervas ajudam a hidratar o couro cabeludo.
Características principais
- Não liberado para no e low poo
- Hidratação
- Equilíbrio do couro cabeludo
- Limpeza profunda
Também desenvolvidos para serem usados em conjunto, o shampoo e o condicionador da linha Equilibrium de Truss se complementam. Enquanto o primeiro promove a limpeza e equilíbrio do couro cabeludo, o segundo ajuda a desembaraçar os fios para que não quebrem, além de hidratar e poteger o cabelo contra impurezas que podem acelerar o aparecimento oleosidade.
Para isso, a linha conta com: tecnologia Nano Repair, que funciona como um filme de proteção anti-frizz; um complexo vegetal para estimular e cicatrizar o couro cabeludo; panthenol, que tem potencial hidratante; soft hair, um agente condicionante; keratin, que atua na recuperação e reconstrução dos fios; óleos naturaus de argan, abacate e abacaxi, que nutrem o cabelo; e tecnologia Lipo Nutrient, que funciona como um protetor solar.
Características principais
- Hidratação
- Reconstrução
- Nutrição
- Proteção solar
- Equilíbrio do couro cabeludo
- Limpeza profunda
8. Shampoo Kérastase Specifique Divalent
Além de atender os cabelos oleosos, essa é uma ótima opção para quem tem cabelos mistos. O foco está no tratamento das raízes oleosas, enquanto limpa e purifica o couro cabeludo e nutre as regiões ressercadas do cabelo. A glicina da composição ajuda na nutrição e hidratação, enquanto a vitamina B6 controle a produção de sebo, sem danificar o fio.
Características principais
- Hidratação
- Nutrição
- Controle da produção de oleosidade
- Ideal para cabelos com pontas ressecadas
- Limpeza profunda
Dúvidas sobre o que comprar? O Buscapé te ajuda a escolher
Sabia que você pode baixar nosso aplicativo para ter todas as ofertas e conteúdos na palma da sua mão? Tenha acesso a benefícios de cashback, notificações personalizadas dos melhores produtos e aproveite todas as vantagens exclusivas do app. Olha só:

E, se quiser economizar, a gente te dá cupons de compras confiáveis para usar nos produtos que você mais deseja. Legal, né? Olha como você pode aproveitar esses descontos exclusivos:

E aí, quer conhecer mais vantagens? Clique aqui e saiba como o Buscapé pode te ajudar a fazer as melhores compras!