Logo Buscapé
Logo Buscapé

O Ibuprofeno é um dos medicamentos mais utilizados para alívio de dores, febres e inflamações, sendo amplamente acessível nas farmácias. Porém, seu uso exige atenção, especialmente no que se refere à automedicação. Embora pareça inofensivo, o uso inadequado do Ibuprofeno pode trazer riscos à saúde, como efeitos colaterais sérios.

Este artigo foi revisado pela farmacêutica Julia Takiuti, com base nas informações da bula do medicamento, e tem como objetivo esclarecer os principais cuidados no uso do Ibuprofeno para garantir uma utilização segura e eficaz.

Para que serve ibuprofeno?

O Ibuprofeno é indicado para o alívio de dores leves a moderadas, como dor de cabeça, dor muscular, cólica menstrual, dor de garganta e dor de dente. Ele também é utilizado para reduzir a febre e tratar inflamações associadas a condições como artrite ou lesões.

O que é a invaginação intestinal, como tratar?

Ibuprofeno serve para dor de cabeça?

Sim, o Ibuprofeno é eficaz no alívio da dor de cabeça, incluindo enxaquecas leves a moderadas. Sua ação anti-inflamatória e analgésica ajuda a reduzir a intensidade da dor.

Saiba como tratar e evitar gatilhos da enxaqueca.

Ibuprofeno serve para garganta inflamada?

Sim, o Ibuprofeno pode ser utilizado para aliviar a dor e a inflamação associadas à garganta inflamada, como nos casos de faringite ou amigdalite. No entanto, quando usado especificamente como anti-inflamatório, é necessário avaliação e prescrição médica, pois o tratamento de inflamações geralmente requer doses mais altas, tornando o medicamento de tarja vermelha.

Conheça os principais sinais da rinite e como tratar.

Como tomar ibuprofeno?

A dose recomendada de Ibuprofeno para adultos geralmente varia de 200 mg a 600 mg, de 6 a 8 horas, dependendo da intensidade dos sintomas.  
Para crianças, a dose é ajustada conforme o peso e idade. O uso de ibuprofeno em crianças requer orientação e receita médica, especialmente em crianças menores de dois anos.

Sempre siga as instruções do médico ou as orientações da bula, evitando o uso prolongado sem supervisão médica. Evite a automedicação, procure o médico ou o farmacêutico.

Contraindicações: quem não pode tomar ibuprofeno?

O Ibuprofeno é contraindicado para pessoas que têm alergia a qualquer um dos componentes da fórmula, histórico de reações alérgicas a outros anti-inflamatórios ou que possuem úlcera gástrica ativa. Também é contraindicado para gestantes no terceiro trimestre, crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com problemas renais e ou hepaticos graves, pessoas com suspeita de dengue, além de pessoas com vicio em álcool.

Para que serve a azitromicina?

Ibuprofeno tem dipirona?

Não, o Ibuprofeno e a Dipirona são dois medicamentos diferentes. O Ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroidal (AINE) e a Dipirona é um analgésico e antitérmico. Eles podem ser utilizados para alívio de dor e febre, mas têm composições e mecanismos de ação distintos.

Sim, o Ibuprofeno é classificado como um anti-inflamatório não esteroidal (AINE). Além de aliviar a dor, ele também atua na redução de processos inflamatórios, bloqueia temporariamente enzimas no corpo que produzem substâncias responsáveis por causar dor e inflamação.

Não tem descrito em bula que o ibuprofeno cause sonolência. Esse medicamento atua como analgésico e anti-inflamatório, sem interferir na capacidade de ficar alerta.

Leia mais sobre
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!

Publicidade