Dell Alienware m15 R6 é o notebook gamer definitivo? Vem descobrir!
Testamos o Dell Alienware m15 R6 e pudemos comprovar se ele vale o alto investimento. E então? Será que ele entrega tudo o que promete?
Após algum tempo fora do Brasil, a Dell trouxe de volta a linha Alienware, antes disponível apenas por importação. Com grande lançamento em outubro de 2021, os notebooks gamer Dell Alienware m15 R6 prometem entregar a melhor experiência gráfica possível nos principais lançamentos de games. Por outro lado, o investimento exigido não é pouco: os modelos custam cerca de R$ 12.000!
Mas será que o Dell Alienware m15 R6 realmente entrega tudo o que promete? Será que ele vale o alto preço? Testei o notebook ao longo do mês em diversos jogos e também no meu trabalho diário e tenho a resposta. No meu teste, usei a versão do Alienware com SSD de 512GB e placa gráfica RTX 3060. Porém, há versões do modelo com SSD de 1TB e/ou placa de vídeo RTX 3070, ou seja, modelo superior ao que eu testei. Confira abaixo como foi minha experiência com um notebook gamer top de linha!
Dica: você não precisa de um notebook gamer premium se quer um computador potente para trabalhar. Veja alguns exemplos em nossa lista de notebooks top de linha!
Prós e contras
Prós
O principal pró do Dell Alienware m15 R6 certamente é o fato dele rodar qualquer jogo atual em excelentes configurações gráficas. Ou seja, pode colocar a qualidade visual lá no alto que você será capaz de aproveitar seus games favoritos em, pelo menos, 30 quadros por segundo. Mas apenas em games superexigentes. Os mais jogados facilmente ficam acima dos 60FPS. Lembrando que, reduzindo poucas configurações, não será problema rodar games como Forza Horizon 5 e Halo Infinite nos 144Hz que a tela do Alienware é capaz de reproduzir.
Vale notar também o design primoroso que esse modelo traz. Se queria um computador que estivesse de acordo com o quarto gamer que você quer montar, certamente essa é a melhor escolha. Com LEDs na tampa, botão de ligar e teclado, ele é o computador mais gamer que vi na minha vida. O notebook gamer em si é preto, o que ressalta ainda mais a iluminação. Existem diversos outros detalhes no design dele que irei discorrer ao longo do artigo, então continue lendo para saber mais
Sem contar sua conectividade, que traz um bom número de portas USB nas laterais e na parte de trás. Além disso, ele vem com entrada HDMI, permitindo que conecte o Alienware em uma TV ou monitor. Justamente por ficar na traseira da base do notebook, organizar os fios é muito mais fácil com esse note. O último pró é que é necessário fazer muito esforço para que o Dell Alienware m15 R6 trave, algo que não consegui nem trabalhando, nem jogando.
Contras
Mesmo um notebook gamer robusto como esse não é isento de problemas ou defeitos. O mais incômodo deles é a péssima bateria. Mesmo em tarefas leves no navegador, como a maioria das coisas que faço aqui na redação, a bateria não levou nem três horas para o pop up mandando que eu conectasse o PC na tomada aparecer. Jogando então, o tempo foi menor ainda. Sem contar a queda acentuada na performance quando fora da tomada.
Em suma, a desvantagem do Dell Alienware m15 R6 é que, apesar de ser um notebook, ele não é nada portátil. Vale mencionar que, em alguns momentos, ele pode ficar bem barulhento por conta do trabalho dos coolers. Outro detalhe importante e incômodo é que os modelos são importados, trazendo teclado no formato americano, o que pode causar confusão na hora de digitar.
O que vem na caixa?
- Notebook gamer Dell Alienware m15 R6
- Bateria
- Folhetos e manual
Desempenho
Normalmente, começamos nosso review pelos prós e contras, seguindo para os detalhes de seu design, como fizemos na análise do Lenovo IdeaPad Gaming 3i. Embora o design do Alienware seja muito legal, você não tá aqui para saber sobre a beleza dos LEDs, mas se ele será capaz de rodar seus games favoritos no máximo que eles podem oferecer, não é mesmo?
Sendo assim, vou abrir essa exceção. Ao falar em desempenho, é inegável que jogar no Dell Alienware é impressionante. Para os testes, escolhemos três jogos que agradam a diversos tipos de gamers. O primeiro deles é Fortnite, que não possui um nível de exigência alto em suas configurações medianas, mas pode sim exigir do seu PC caso tente jogá-lo no máximo da qualidade. Vale lembrar que, para todos os games, a resolução adotada foi Full HD (1920 x 1080 pixels), o máximo que a tela do notebook gamer é capaz de reproduzir.
Ao curtir partidas na configuração máxima, o Alienware entregou de 100 a 120FPS, eventualmente caindo para 85 ou 90FPS em momentos mais tensos. Ficou evidente que, reduzindo apenas um pouco da qualidade gráfico, o game rodará liso em 165FPS, dando uma vantagem para os mais competitivos.
O segundo game foi Forza Horizon 5, o título de corrida em mundo aberto da Microsoft. Com diversas configurações, cenários e carros belíssimos, é um dos melhores títulos para conferir se um notebook é capaz de reproduzir essa beleza toda. O Dell Alienware m15 R6 não decepcionou, mas ficou entre 50 e 60FPS na melhor configuração. Nas corridas, a média caía para os 45 - 50 quadros.
Ao reduzir o nível de qualidade para as predefinições Ultra, que continua a entregar excelentes visuais, os quadros superaram a média dos 60FPS, com taxa oscilando entre 75 e 90. Fechando a trinca, temos o mundialmente conhecido GTA V, que, apesar de lançado em 2015 para computadores, ainda é um dos games mais jogados do mundo, especialmente por seu modo online.
Com diversas opções de configuração gráfica, mas também com muitos elementos em tela, o game costuma exigir bastante do PC, mesmo sendo mais antigo. Tanto que, nas configurações máximas, o game não rodou no limite de 144FPS, ficando entre os 80 e 85FPS ao navegar por seu mundo aberto. Em áreas com muitos inimigos, tiros e veículos pela tela, a média cai para os 75FPS.
O único problema relacionado aos componentes do PC, mas que não afeta o desempenho é o SSD. Considerando que o notebook gamer é capaz de rodar monstros como Red Dead Redemption 2, o espaço de 512GB rapidamente se revela pouco. Por outro lado, existem modelos com SSD de 1TB, mais indicados para manter mais jogos instalados no HD.
Aconteceu, mas apenas no meu modelo
No modelo que adquirimos para o teste, encontrei alguns detalhes bem desagradáveis. O primeiro deles aconteceu na própria tela, que apresentava defeitos gráficos, algumas vezes com o próprio PC sem fazer nada. Aparentemente, um defeito em uma das placas gráficas do Dell Alienware m15 R6, que conta com a RTX 3060 como placa dedicada, mas também traz placa integrada no próprio processador.
Por ser um defeito de fábrica, contatei esperando que a assistência fizesse a troca do modelo, o que não aconteceu. Embora muito prestativo e educado, o atendente me orientou a fazer uma formatação da máquina por pendrive, o que funcionou, mas não por conta da formatação.
Após a formatação, reinstalei jogos e programas que uso normalmente, mas encontrei outro problema: a performance dos jogos havia caído a níveis absurdos. Fortnite, por exemplo, não passava dos cinco quadros por segundo. Ao investigar a possível causa, notei que o notebook não estava mais reconhecendo a RTX 3060 como placa de vídeo principal. Após algumas pesquisas, descobri a solução para que a placa pudesse rodar normalmente os jogos, na performance que mostrei na seção acima.
Porém, vale mencionar que sou técnico em informática de formação e tenho as ferramentas para buscar informação de como resolver problemas como esse. Se for um leigo, pode ter problemas ao conseguir usar o computador e, considerando que o defeito dessa unidade do Alienware aparenta ser de fábrica, o ideal era que a garantia fosse acionada e outro modelo fosse enviado. Imagine como pode ser frustrante investir R$ 12.000 em um notebook para ele não trabalhar como devia.
Por outro lado, é importante mencionar que esse foi um problema que aconteceu no notebook que adquirimos para teste. É provável que isso não ocorra com você, mas não impossível.
Tela
Um notebook com performance campeã também precisa de uma tela campeã para exibir tudo o que a RTX 3060 é capaz de processar. Nesse sentido, a tela do Dell Alienware m15 R6 não deixa a desejar. Apesar da resolução ainda ser Full HD, seu painel é IPS e a frequência de 165Hz.
Mas você consegue ver isso em qualquer ficha técnica. O que realmente significa? Que você poderá aproveitar seus jogos em até 144 quadros por segundo, te dando uma vantagem competitiva. Além disso, o painel IPS tem uma das melhores fidelidades de cores, além de não distorcê-las ao olhar para a tela de um ângulo diferente.
Embora a resolução ainda seja Full HD, vale mencionar que boa parte dos melhores monitores gamer continuam tendo dessa resolução. Resolução 4K apenas em monitores 4K ou na TV, mas vale mencionar que a maioria dos televisores tem frequência de 60Hz. A resolução não te impedirá de ver excelentes gráficos, principalmente por conta da placa de vídeo ser compatível com as principais tecnologias gráficas da atualidade.
Design
Além das especificações poderosas, o Alienware não tenta esconder seu estilo gamer. Isso já é notável desde o momento que você tira o computador da caixa. Mesmo apagado, está lá a logo da Alienware na tampa. Ao abrir é possível notar que a base e a tampa do notebooks são separados. Por exemplo, quando você abre a tampa, ainda sobra um pouco da base.
Mas é ao ligar que o estilão "gamer" se sobressai. A partir do momento no qual você aperta o botão, tanto o botão em si quanto o teclado iluminam, transicionando entre diversas cores. Até mesmo a logo da tampa fica iluminada. Cometendo um pequeno exagero aqui, é possível que só a iluminação do Dell Alienware m15 R6 já seja o suficiente para jogar no escuro, de tão iluminado que ele é.
Na cor preta, seu único porém é o padrão do teclado, que é o americano. Ou seja, nada de botão "ç". Você até pode usar o teclado no padrão brasileiro, mas vai ter de decorar o posicionamento das teclas, já que o que está impresso nelas nem sempre será o que vai aparecer na tela do computador. Vale mencionar também que não há teclado numérico no notebook gamer. Por outro lado, ele é retroiluminado, usando as mesmas cores do restante da iluminação do notebook.
Considerando que o foco do Alienware m15 é potência, não espere um notebook fino e leve. Para isso, temos a lista específica de notebook pequeno. Robusto é a palavra correta para descrever o design deste modelo. Isso inviabiliza a portabilidade, mas ajuda a passar a impressão de notebook poderoso que ele quer dar.
Bateria
A bateria é, certamente, o pior aspecto deste notebook gamer. Além da duração ser muito curta, a performance nos jogos cai drasticamente, a ponto de não conseguir jogar em qualidade gráfica superior ao "Médio".
Trabalhando e executando tarefas leves, o notebook durou apenas duas horas e meia para entrar em economia de energia. Menos de 10 minutos após. já era necessário conectá-lo à tomada. Jogando, então, o tempo caiu mais ainda. Em 40 minutos de jogo, já tive de reconectar o notebook na energia. Considerando o peso do carregador e do próprio computador, não é difícil perceber que o Dell Alienware m15 R6 não é uma solução portátil, mesmo que seja um notebook.
Conectividade
A conectividade é outro ponto forte do Dell Alienware m15 R6, principalmente quando falamos nas conexões físicas. Nas laterais, estão a porta para conexão cabeada com a internet, além de duas portas USB-A e entrada para fone de ouvido ou seu headset gamer favorito.
Porém, a maioria das conexões estão na parte traseira, algo incomum em notebooks mais tradicionais. Ainda que pouco ortodoxo, para mim foi uma das melhores características do notebook. Nessa área, há uma porta HDMI, mais duas portas USB-A e uma USB-C, permitindo encaixar todo tipo de periférico, como mouses, teclados ou controles para PC. É na parte traseira que também fica a porta de energia do notebook.
Quando falamos em conectividade sem fio, o Dell Alienware m15 R6 também não decepciona, contando com Wi-Fi e Bluetooth para ficar online ou conectar acessórios sem fio.
Ficha técnica do Dell Alienware m15 R6
Custo-benefício
Não posso dizer que o Dell Alienware m15 R6 tem bom custo-benefício. Convenhamos, nenhuma plataforma de jogos que custe acima dos R$ 10.000 pode ser classificada como custo-benefício. A experiência é premium? Com certeza, e bastante impressionante, mas vale mencionar que, atualmente, plataformas como o Xbox Series X e o PlayStation 5 têm configurações parecidas, mas custam menos da metade do preço.
Quer algumas alternativas ao que o notebook da Alienware tem a oferecer? Então dá uma olhada nos produtos similares que escolhemos.
Produtos similares
Lenovo IdeaPad Gaming 3i
Uma experiência de notebook gamer mais modesta, o Lenovo IdeaPad Gaming 3i custa a metade do Alienware, mas também não chega aos pés dele quando falamos em configuração. Se não é tão exigente e quer jogar apenas alguns games em particular, é possível que este modelo te atenda melhor que o notebook Dell Alienware.
Ele vem com processador intermediário Intel Core i5 de 10ª geração, 8GB de memória RAM e placa gráfica GTX 1650, lançada há cerca de quatro anos, mas que ainda equipa PCs voltados ao custo-benefício.
Dell G15
Com especificações parecidas às do Dell Alienware m15 R6, esse Dell G15 vai te oferecer performance parecida ao notebook que avaliamos, mas custando bem menos. Por outro lado, ele não tem um design de estilo tão gamer, embora alguns elementos como a presença de entradas USB na parte de trás também estejam presentes.
Em suma, o Dell G15 é ideal para quem quer desempenho, mas não liga tanto com "parecer gamer".
Dica: veja também mais alternativas de notebooks com a placa RTX 3060!
Dell Alienware m15 R6 com RTX 3070
Um modelo com performance superior ao Alienware deste review, aqui você contará com um SSD de 1TB, que te permite instalar mais jogos. Além disso, a placa de vídeo RTX 3070, que te dará mais performance ou melhor qualidade gráfica nos seus games favoritos. Algumas vezes, esse modelo fica com pouca diferença de preço em relação ao Alienware com RTX 3060, então pode valer mais a pena essa versão mais robusta. Todos os detalhes de design, tela, bateria e portabilidade que avaliamos também se aplica aqui.
Minha sugestão: compare o preço dos dois modelos antes de decidir a sua compra e, se a diferença for menor ou igual que R$ 1.000, opte pelo modelo com SSD de 1TB!
Xbox Series X ou PlayStation 5
Uma das principais vantagens do Dell Alienware m15 R6 é que, apesar de ser um notebook gamer, ele também serve para trabalhar com programas pesados, como editores de vídeo ou programas de design mais profissionais. Mas, se você quer apenas uma plataforma para aproveitar seus games favoritos, você vai pagar bem menos por um Xbox Series X ou PlayStation 5, para ter a mesma performance.
Claro, existe o fato dos consoles não virem com uma tela, mas uma TV 4K ou um monitor gamer certamente dará conta do recado e os dois produtos continuarão custando menos que o notebook premium.
O Dell Alienware m15 R6 vale a pena?
Mesmo que não seja um notebook com bom custo-benefício, as especificações, robustez e a certeza que ele ainda rende bons anos te permitindo jogar em qualidade gráfica excelente fazem com que este notebook gamer valha bastante a pena.
Ainda mais considerando que ele não precisa ser uma máquina exclusiva para jogos, mas também para trabalho. Se o seu trabalho envolver jogos, como transmissões ou gravar gameplays, então, ele é a máquina perfeita. Mesmo com os problemas que surgiram na minha unidade e sua pouca mobilidade, o Dell Alienware m15 R6 sai desse review com uma nota 9, o que indica um produto excelente. Confira as principais ofertas no modelo a seguir!