Logo Buscapé
Logo Buscapé

Entender na prática o que é MacBook está diretamente ligado a um desempenho realmente acima da média. Os notebooks da Apple são reconhecidos por entregarem configurações avançadas.

Para isso, a marca aposta em tecnologias exclusivas, além de um design próprio e totalmente premium. A força da linha é incontestável, fazendo com que seja um sonho de consumo para muitos usuários.

Embora os valores sejam bem mais salgados em comparação aos seus concorrentes diretos, há quem não abra mão da ideia de investir nos modelos da marca da maçã. Você sabe o que essa aquisição realmente representa?

Para te ajudar a entender melhor o motivo do MacBook ser um produto diferenciado no mercado, elaboramos um guia bem completo sobre ele!

Aliás, se você gosta de conferir informações completas sobre inúmeros produtos, tome nota: fique por dentro dos conteúdos do Buscapé!

Aqui, você encontra uma série de curadorias bem legais, incluindo artigos recheados de informações sobre notebooks que fazem sucesso no mercado.

Afinal, o que é MacBook?

O MacBook é um dispositivo com ficha técnica robusta e recursos premium (Foto: Shutterstock)

Se você chegou até aqui querendo saber o que é MacBook a resposta é bastante simples! Na verdade, são modelos de notebooks que entregam uma ficha técnica robusta e eficiente, além de uma ótima autonomia.

Isso tanto é verdade, que os modelos são reconhecidos desde sempre por dificilmente travarem ou entregarem baixa velocidade, além de durarem muitos anos.

Quais as vantagens em investir em um MacBook?

Uma coisa é certa: assim que você começa a entender de forma mais ampla o que é um MacBook, percebe também que essa é uma compra que dificilmente trará decepção ou arrependimento. Assim, algumas vantagens aqui merecem total destaque, como:

  • Excelente autonomia
  • Dispositivos com alto fator de segurança
  • Sistema intuitivo
  • Boa capacidade de armazenamento no geral
  • Design premium e muitos modelos priorizam a mobilidade
  • Tela de altíssima qualidade

Outro grande destaque que se faz presente nos dispositivos MacBook recentes são os chips M1 e M2, exclusivos da marca.

Segundo a Apple, este processador tem desempenho até 3,5 vezes superior em comparação aos da Intel, além de oferecer maior autonomia e uma ótima solução gráfica.

O MacBook com chip M1 tem performance superada pela nova versão M2 com 10 núcleos, mas ainda é bem potente (Foto: Shutterstock)

Se você já ficou com uma ótima impressão acerca desse chip, é importante mencionar que ele atualmente é encontrado no mercado em uma nova versão, mais precisamente o M2.

A GPU integrada dele entrega 10 núcleos, oferecendo um desempenho gráfico 35% melhor que o seu antecessor. Tudo isso entregando o mesmo consumo de energia do antecessor.

Quais as principais características do MacBook?

Não há como deixar de mencionar que sim, o MacBook sempre é um excelente investimento, principalmente do ponto de vista do desempenho e ficha técnica. Entretanto, para entender isso, é preciso avaliar mais de perto o que os dispositivos da linha entregam.

Nesse caso, você pode entender na prática o que é MacBook ao focar em seus principais requisitos, como a tela e o design, o sistema operacional e, claro, suas principais configurações.

Design e tela

A tela do MacBook é um dos maiores destaques, entregando uma qualidade absurda (Foto: Shutterstock)

Começando pela tela do MacBook, já vale deixar claro que ela é um dos grandes destaques dos modelos da linha. No caso do MacBook Air, elas tendem a ter um tamanho menor, uma vez que são dispositivos que priorizam a mobilidade.

A tecnologia usada nelas é a Retina, com painel do tipo IPS. Na prática, isso significa que elas possuem uma resolução que fica no meio termo entre Full HD e 4K – ou seja, os gráficos sempre favorecem uma qualidade realmente absurda.

Sistema operacional

O macOS é o sistema operacional presente na linha MacBook Air e MacBook Pro (Foto: Shutterstock)

Todos os dispositivos da Apple possuem o macOS como sistema operacional de fábrica. Embora ele possa exigir certa adaptação para quem está habituado desde sempre com o Windows, ainda assim ele permite um uso bastante intuitivo e veloz.

A interface é considerada agradável e em pouco tempo é possível que o usuário sinta conforto na hora de realizar suas tarefas.

Configurações dos modelos

Como esperado, todos os dispositivos MacBook entregam configurações mais avançadas e isso independe do modelo. Nesse quesito, é possível encontrar modelos com memória RAM a partir de 8GB.

Isso permite que os notebooks sejam usados para diferentes finalidades como, estudar, trabalhar ou, simplesmente, para tarefas cotidianas. Além disso, a capacidade de armazenamento também é um ponto positivo, começando por 256GB em SSD.

Na linha MacBook Pro há opções com 512GB ou 1TB de armazenamento, por exemplo.

Conectividade

A entrada Thunderbolt é um dos diferenciais para entender o que é um MacBook (Foto: Shutterstock)

Na hora de entender o que é MacBook, um aspecto que chama atenção é a interface proposta pela Apple. O grande destaque aqui consiste na entrada Thunderbolt, presente em boa parte dos dispositivos da marca da maçã.

Caso você não tenha familiaridade com esse tipo de entrada, ela é bem semelhante a uma porta USB.

Seu uso é ideal para transferir dados entre dois dispositivos, incluindo desde arquivos convencionais até imagens com resolução 4K, por exemplo. Seu formato lembra bastante o da porta USB-C, embora tenham funções diferentes.

  • Quer se aprofundar ainda mais sobre essa interface presente nos dispositivos da Apple? Entenda o que é Thunderbolt e como essa interface pode beneficiar a sua rotina!

Por dentro dos modelos mais recentes

Agora que você já sabe o que é MacBook de uma forma mais ampla, vamos falar de forma mais precisa sobre os dois modelos disponíveis no mercado. Nesse caso, temos o MacBook Air e o MacBook Pro, que possuem diferenças marcantes não apenas em relação à ficha técnica, como também tamanho e acabamento.

MacBook Air

O MacBook Air nada mais é do que uma linha da Apple que é mais voltada para usuários que queiram unir boas especificações com a facilidade da mobilidade. Isso porque, além de menores e fáceis de serem transportados, eles são muitos leves e finos.

A bateria também dispõe de uma ótima autonomia, podendo chegar a  até 15 horas de duração.

A linha é versátil, com modelos que possuem memória RAM de 8GB e 16GB. Há também duas possibilidades de capacidade de armazenamento em SSD: 256GB e 512GB.

Além disso, o usuário poderá contar com outros recursos premium, incluindo a tela de retina de 13,3 ou 13,6 polegadas, leitor biométrico, teclado retroiluminado, excelente webcam e, claro, os chips M1 ou M2.

MacBook Pro

Por sua vez, temos o MacBook Pro, que são dispositivos mais avançados e ideais para trabalhos complexos.

Esses notebooks permitem suportar diferentes tipos de softwares e aplicativos, o que é um diferencial para arquitetos, editores de vídeos e imagens ou até mesmo projetos em 3D, por exemplo.

Assim como na linha MacBook Air, é possível encontrar opções diferentes aqui, incluindo RAM de 8GB, 16GB e até mesmo 32GB. As opções de tamanho da tela também são variáveis, assim como a capacidade de armazenamento, com modelos que possuem SSD com até 1TB.

Por fim, o chip M1 ou M2 também se fazem presentes, dependendo da data de lançamento do modelo

Vale a pena comprar um MacBook?

Levando em conta que você já sabe o que é MacBook é bem provável que esteja pensado: quanto eu preciso gastar para ter um dispositivo desse? Na verdade, isso irá variar, já que a linha MacBook Air e MacBook Pro dispõe de diferentes modelos.

Além disso, a geração de notebooks com o chip M2 costuma ser mais cara, já que é a mais atual.

Independente do seu perfil como usuário, é bom deixar claro que todos os modelos de notebook da Apple costumam ter um valor bem mais elevado, ainda mais quando comparados aos seus concorrentes diretos.

O custo-benefício aqui faz sentido se você pensar em alguns aspectos associadas a essa compra, como agilidade, performance, tela de altíssima qualidade, durabilidade e até mesmo o fator mobilidade – principalmente em relação a linha MacBook Air.

Além disso, os modelos da Apple são considerados longevos, ou seja, é um investimento de longo prazo já que serão necessários bons anos até que o seu dispositivo seja considerado obsoleto.

Desconto e Cashback você encontra no Busca!

Já ficou claro o que é MacBook? Se você chegou até aqui, percebeu que são dispositivos de alto nível e, portanto, isso sempre demanda um orçamento maior, né? Mas isso não precisa desencorajar a sua compra!

Aqui no Busca você encontra uma série de facilidades que podem ajudar a economizar de verdade. Assim, fica a dica para usar e abusar dos cupons de desconto do Buscapé.

Quer mais uma opção vantajosa para ter uma experiência de compra incrível? Se a sua resposta foi sim, então você vai gostar de saber que aqui suas compras permitem receber dinheiro de volta. Conheça mais sobre o Cashback do Buscapé e aproveite!

Leia mais sobreInfo+
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!

Publicidade