Intel Core i7 9700K é bom? Confira análise do processador da Intel
Veja a nossa análise completa do processador Intel i7 9700K, um chip de alto nível que é desbloqueado para overclock
O Intel i7 9700K é uma das melhores opções de processadores para quem busca uma CPU de alto desempenho. Além de ser potente, ele é desbloqueado para overclock, recurso que vai agradar aqueles usuários que gostam de ir além do limite de performance estabelecido pela fabricante.
Nós montamos uma análise completa do processador para te mostrar suas principais características, desempenho em jogos e também os melhores preços para comprá-lo aqui no Brasil. Confira a seguir se vale a pena investir no Intel i7 9700K.
Desempenho do i7 9700K
O Intel i7 9700K é um processador de alto nível, indicado para aqueles que desejam montar um “supercomputador”, seja para jogos ou softwares que exigem mais poder de processamento. Este chip é octa-core, mas como não usa a tecnologia Hyperthread, trabalha “apenas” com oito threads. Seu clock é de 3,6GHz, mas pode chegar em 4,9GHz com a tecnologia turbo da empresa.
Esse é um processador desbloqueado para overclock, o que significa que, com o devido conhecimento na área, o usuário pode fazer com que o chip atinja desempenhos além do que foi programado de fábrica. Se quiser saber mais, temos um artigo sobre o que é overclock e quais seus riscos.
É válido destacar que ele possui placa de vídeo integrada e suporta memórias em formato DDR4 de até 2666MHz. O Intel i7 9700K tem litografia de 14 nanômetros e um consumo médio de energia de 95W.
Como citamos no tópico anterior, o Intel i7 9700K possui placa de vídeo integrada, a Intel UHD 630. É uma GPU simples e nem sequer é indicada para jogos, mas espera-se que usuários que planejam investir em um processador desse nível também pensem em boas placas de vídeo. Veja quais são as melhores opções de GPU para comprar em 2021.
Considerando uma placa de vídeo intermediária, como a GTX 1660 Super, por exemplo, o Intel i7 9700K já apresenta um ótimo desempenho e consegue rodar jogos como Rainbow Six, GTA V, Fortnite, Assassin’s Creed Odyssey, Dying Light e Battlefield 5 em qualidade gráfica no máximo. Jogos que são mais pesados como o Red Dead Redemption e Watch Dogs 2 ficam com o FPS abaixo dos 60, valor recomendado para uma boa experiência em jogos.
Se consideramos um cenário em que o Intel i7 9700K é usado em conjunto com uma RTX 2070 Super, que é uma placa mais potente, todos os jogos citados anteriormente podem ser rodados com gráficos no máximo e resolução 1440p, que é acima do Full HD.
Temperatura do Intel 9700K
Por ser um processador mais potente e que suporta overclock, o Intel 9700K tem um consumo de energia maior e seu TDP é de 95W. Isso significa que ele atinge temperaturas mais altas, e por mais que tenha sido fabricado já com um limite maior (100 °C), é interessante que o usuário invista em um sistema de refrigeração bem eficiente para esse chip.
O Thermal Design Power (TDP) é a quantidade máxima de potência que o sistema de resfriamento precisa dissipar. Um TDP mais alto significa que o processador tipicamente consome mais energia.
Por ser um processador de alto nível, o Intel i7 9700K não é nada barato. Ele pode ser encontrado a partir de R$ 2.483 e tem como principal concorrente o AMD 7 3700X, que é apenas um pouco mais caro, cerca de R$ 2.677.*
*Valores coletados no dia 04/06/2021.
Justamente por ser apenas um pouco mais caro, o processador da AMD acaba sendo um melhor custo-benefício, já que oferece um desempenho um pouco melhor para jogos e também no multi-tarefas, justamente por conseguir rodar com 16 threads. Entenda como comparar os dois processadores.
Confira ofertas do chip da AMD:
Conclusão: Intel Core i7 9700K vale a pena?
O Intel i7 9700K é um processador potente indicado para aqueles que gostam de extrair o máximo de desempenho de um computador, por isso é desbloqueado para overclock. Apesar de ser uma boa opção para configurações de alto nível, ele não é a melhor opção custo-benefício dentro da sua faixa de preço, ficando atrás de modelos da AMD que custam pouco mais caro e entregam mais vantagens.
Se, mesmo assim, você deseja investir no modelo da Intel, é importante que o restante da configuração do computador também seja potente o suficiente para aguentá-lo. Assim, você não terá problemas com limitação de desempenho do chip.